18 de jan. de 2014

A Metáfora da Formiga

Imagem: Tumblr
Provérbios 6:6 diz: "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio." e continua... "Não tendo ela chefe, nem oficial (Governo), nem comandante (comando militar), no estio (Verão), prepara o seu pão, na sega (colheita), ajunta o seu mantimento" - Pv 6:7-8.

"A formiga não precisa de fiscal, enquanto o preguiçoso precisa ser advertido o tempo todo. A formiga discerne os tempo, o preguiçoso não!" - José Gonçalves

As formigas sabem poupar.
Na metáfora da formiga, o sábio nos exorta a tomarmos uma atitude prudente diante da realidade da vida: "Vai ter com a formiga". A palavra hebraica usada aqui é yalak, e possui o sentido de "mover-se", tomar uma atitude na vida! Até os insetos podem nos dar lições sobre o trabalho! Mas não é somente isso que aprendemos com as formigas. Ainda em Provérbios, o sábio Agur invoca o exemplo desses pequenos insetos: "As formigas, povo sem força; todavia, no verão preparam a sua comida" - Pv 30:25. As formigas possuem uma noção sofisticada de trabalho - "no verão [elas] preparam a sua comida". Isto é, as formigas sabem poupar! Elas não apenas trabalham, mas também poupam. O cristão deve aprender igualmente a poupar recursos para eventualidades futuras.

As formigas sabem ser autônomas.
O texto de Provérbios diz que a formiga, mesmo "não tendo superior, nem oficial, nem dominador, prepara no Verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento".

As formigas  também são responsáveis e trabalham sem serem vigiadas. O contraste entre elas e o preguiçoso, informa que a formiga não precisa de fiscal, enquanto o preguiçoso precisa ser advertido o tempo todo. A formiga discerne tempos, o preguiçoso não!

(Fonte: CPAD. Sabedoria de Deus para uma vida Vitoriosa - A atualidade de Provérbios e Eclesiastes. 4º Trimestre de 2013).

Comente esse post, please!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...