8 de dez. de 2014

Perdão = liberdade - Mateus 18:21-35

Perdão...

Segundo dicionário etimológico, a palavra perdoar, vem do Latim 'perdonare' (per- + 'donare' = dar). Significa "deixar de querer mal a alguém responsável por um ato desagradável, hostil, que o prejudicou ou fez sofrer, renunciando à aplicação de um castigo ou punição; não guardar ressentimento em relação a um agravo". O mesmo que absolver, desculpar, esquecer.

Na bíblia quando Pedro fez a pergunta: "Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo até sete; mas, até setenta vezes sete". E contou a história do servo que devia dinheiro a seu patrão e que estava prestes a ser vendido como escravo juntamente com sua família. No entanto, esse servo, pediu para que seu patrão se compadecesse dele que ele pagaria a divida quando pudesse. O patrão por sua vez, motivado por intima compaixão, absolveu o servo, perdoou-lhe a divida e deixou que ele fosse embora. Saindo, porém, aquele servo encontrou um dos seus conservo e lhe cobrou uma divida que esse tinha com ele de forma violenta. O conservo pediu-lhe por clemencia (o mesmo pedido que fizera ao patrão), todavia, o servo não quis saber, mandou que prendesse o conservo até que pagasse toda a divida. Quando o patrão ficou sabendo da atitude daquele servo, ele o chamou e disse: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?" Indignado, o senhor dele o enviou para ser castigado até que pagasse a divida. (Leia Mateus 18:21-34)


Imagem: Tumblr
Amados, Jesus levou sobre si todas as nossas culpas. Ele foi espancado, cuspiram na face Dele e o xingaram, e a oração Dele por nós foi: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." (Lucas 23:34). Ele pediu ao Pai que nos absolvesse, desculpasse e esquecesse do nossos erros. Tenho certeza que o que você passa na sua vida não chega a ser tão dolorido quanto ser pregado a um madeiro por amor a pessoas que vão te negar. Perdoe, dê a liberdade a pessoa que te machucou, prejudicou, te fez sofrer. Não guarde ressentimentos. Livre-se dessa armadilha do diabo e faça a vontade de DEUS. Ele deseja que você perdoe seu próximo, o ame e pregue a Palavra a ele, mesmo que ela seja a razão de tanta discordância entre vocês. Pregue com amor. Não precisa pegar a Bíblia para pregar, viva a Palavra do Senhor e deixe que sua vida seja a bíblia.

Na oração do Pai Nosso deixa claro que "se perdoardes aos homens as suas dividas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós" - Mateus 6:14 Esta é uma promessa do Senhor, se perdoarmos seremos perdoados. Em Mateus 18:35, ao final da história, Jesus diz que, se agirmos como o servo impiedoso, teremos o mesmo final que ele: "Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas dividas."

Perdão é um habito, não acontece 'de uma hora para outra'. Comece orando pela pessoa que te prejudicou, ore até que seja fácil dizer o nome dela em suas orações, e aí, vá e peça perdão a ela, mesmo que você não tenha feito nada que a prejudicasse. Quando em seu coração você sentir que já a perdoou, diga isso a ela e livre-se das armadilhas que o inimigo quer colocar na sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...